quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

MDF: Ecologicamente correto
Mais do que uma moda, a preocupação com o meio ambiente é uma tendência também no artesanato e influencia nos novos estilos que vêm sendo lançados no mercado. Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto o Medium-density fiberboard é um material derivado da madeira e é internacionalmente conhecido por MDF e é produzido com fibras selecionadas de madeira de pinus ou eucalipto reflorestado. Em português a designação correta é placa de fibra de madeira de média densidade.
O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam às da cortiça e algumas de suas características são superiores ao do aglomerado, caracterizando-se ambos por possuir boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta. A homogeneidade proporcionada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado. É um material com várias aplicações e destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado e proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira e substitui com vantagens a própria madeira em muitas delas. Permite cortes em qualquer sentido e uma ampla gama de acabamentos, pois possui superfícies perfeitamente homogêneas e sem orientação de fibras.



 5 itens que selecionamos para informa-los melhor sobre vantagens do material MDF.
• DURABILIDADE
Como o MDF proporciona excelentes propriedades mecânicas, sendo resistente à flexão das chapas, à abrasão e às variações bruscas de temperatura, isso significa dizer que os móveis que são feitos com o material vão durar muito mais tempo.
• RESISTÊNCIA A UMIDADE
Na construção de móveis, principalmente, a ação da umidade na madeira pode influenciar de forma negativa não só a união das peças com substâncias adesivas, enfraquecendo as ligações, mas também alterar a dimensão do material. Se o móvel for feito com uma madeira ainda muito úmida, por exemplo, ela continuará a secar ao longo do tempo, de modo que a peça poderá rachar, envergar ou empenar, e o mesmo deve ocorrer se na sua região houver altos índices de umidade relativa do ar.
O MDF, ao contrário, não oferece problemas de inchamento ou encolhimento diante da umidade, ajeitando equilíbrio dimensional ótimo. E o raso impacto da umidade protege o móvel da propagação de mofo e investida de insetos.
• EXCELENTE UNIFORMIDADE
Como as fibras de madeira são bem selecionadas e depois juntadas sob um processo industrial que usa resina sintética, calor e pressão, o MDF imprime grande homogeneidade na superfície, deixando de apresentar nós e eventuais falhas ou trincas que a madeira natural muitas vezes exibe. O material, assim, fica disponível para vários tipos de acabamento, desde a aplicação de vernizes e pinturas, até o revestimento com papel, lâminas de plástico e outros materiais.
• FORMATOS DIFERENTES
Como o MDF exibe um alto nível de trabalhabilidade, visto que as suas fibras podem ser cortadas e acomodadas de várias maneiras, aceitam bem furações diversas e recortes em detalhes tão precisos como a madeira comum, os móveis feitos naquele material podem ser produzidos em uma ampla gama de formatos, tamanhos e desenhos.
• RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
O MDF é um material ecologicamente correto, visto que as fibras que são usadas no processo de construção procedem de áreas reflorestadas em escala. Assim, a produção desse material não agride a natureza ou o meio ambiente, exigindo desmatamentos para que se cumpra. Ter um móvel feito em MDF em casa significa colaborar para um mundo melhor e mais verde.
A indústria moveleira é o principal destino das placas de MDF, por conta de sua facilidade de trabalhar, mais ainda nos componentes de larga escala e peças montadas. Mas o material pode ser bem empregado em vários outros setores, como na construção civil, por conta de sua fácil usinagem e pluralidade de aplicações. Com tantas vantagens, o MDF torna-se o material mais indicado para que você encomende os seus móveis sob medida e planejados, fazendo com que consiga a perfeição nos cômodos e ambientes projetados, seja no seu escritório, seja na sua residência.
E você, tem alguma dúvida sobre os móveis de MDF? Pensa em utilizá-los em sua casa ou escritório? Compartilhe com a gente a sua opinião!


Nenhum comentário:

Postar um comentário